Motoristas de caminhões, carros de passeio, ônibus e passageiros que
trafegam entre Campos e São João da Barra correm grave risco de acidente
por causa de uma cratera na margem da rodovia aberta desde o dia 11 de
janeiro, devido a infiltração de água provocada pela cheia do Rio
Paraíba do Sul. No local, próximo ao Solar dos Ayrises, existe uma
antiga galeria com comporta emperrada e passagem de água obstruída há
mais de 30 anos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit),
responsável pela manutenção da rodovia, providenciou no dia seguinte a
rachadura, a sinalização do local com placas, mas nenhuma intervenção
técnica foi feita para conter o afundamento da pista, onde a rachadura,
que atingia apenas a beira do acostamento, agora já chega à parte da
pista de rolamento, numa extensão de cerca de oito metros. Pelo local,
passam todos os dias cerca de 300 carretas do tipo bi-trem, com até 60
toneladas de blocos de granito e equipamentos para o Porto do Açu.
Tragédia anunciada - O técnico Rui Gouvêa, que
trabalha no Porto do Açu, passa todos os dias de carro ou ônibus pela
BR-356 e relata que tem uma sensação de que uma parte da pista vai
afundar com o peso do veículo. “Na semana passada, eu outros colegas
orávamos sempre que o ônibus se aproxima daquele ponto. Ninguém entende
porque o Denit ainda não tomou uma providência. O trânsito nesse trecho
ficou muito intenso e veloz. Se outro barranco despencar quando estiver
passando um veículo, será difícil evitar uma tragédia”, avalia.
Supervisor do Denit na região promete obra definitiva no local
Ouvido pela reportagem de O Diário, o supervisor do Denit em Campos,
Guilherme Fraga Freitas, informou que aguarda o Denit/Rio concluir o
projeto de drenagem para o local. “Uma equipe técnica do órgão esteve no
local logo que surgiu o afundamento, provocado por infiltrações na
galeria, que é antiga, construída há mais de 30 anos. O trabalho ainda
não foi realizado porque não será feita ali obra paliativa, mas
definitiva. Na outra margem da rodovia, onde ocorre a subida do leito do
rio junto ao dique de terra, vamos construir uma ala (paredão de
concreto na entrada da galeria) que terá por objetivo evitar a
infiltração no leito da rodovia”, justificou Guilherme Freitas.
Outra obra - Enquanto isso, no trecho entre Campos e
Itaperuna, onde a força das águas que transbordaram do Rio Muriaé no
início de janeiro rompeu a BR-356 de um lado a outro, o Denit contratou
empreiteira que constrói um desvio de 250 metros, próximo à localidade
de Três Vendas, a quatro quilômetros do limite com o município de
Cardoso Moreira.
Fonte: O Diario
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