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3 de fev. de 2012

Perigo aumenta na Campos/SJ da Barra

Motoristas de caminhões, carros de passeio, ônibus e passageiros que trafegam entre Campos e São João da Barra correm grave risco de acidente por causa de uma cratera na margem da rodovia aberta desde o dia 11 de janeiro, devido a infiltração de água provocada pela cheia do Rio Paraíba do Sul. No local, próximo ao Solar dos Ayrises, existe uma antiga galeria com comporta emperrada e passagem de água obstruída há mais de 30 anos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), responsável pela manutenção da rodovia, providenciou no dia seguinte a rachadura, a sinalização do local com placas, mas nenhuma intervenção técnica foi feita para conter o afundamento da pista, onde a rachadura, que atingia apenas a beira do acostamento, agora já chega à parte da pista de rolamento, numa extensão de cerca de oito metros. Pelo local, passam todos os dias cerca de 300 carretas do tipo bi-trem, com até 60 toneladas de blocos de granito e equipamentos para o Porto do Açu.
Tragédia anunciada - O técnico Rui Gouvêa, que trabalha no Porto do Açu,  passa todos os dias de carro ou ônibus pela BR-356 e relata que tem uma sensação de que uma parte da pista vai afundar com o peso do veículo. “Na semana passada, eu outros colegas orávamos sempre que o ônibus se aproxima daquele ponto. Ninguém entende porque o Denit ainda não tomou uma providência. O trânsito nesse trecho ficou muito intenso e veloz. Se outro barranco despencar quando estiver passando um veículo, será difícil evitar uma tragédia”, avalia.
Supervisor do Denit na região promete obra definitiva no local
Ouvido pela reportagem de O Diário, o supervisor do Denit em Campos, Guilherme Fraga Freitas, informou que aguarda o Denit/Rio concluir o projeto de drenagem para o local. “Uma equipe técnica do órgão esteve no local logo que surgiu o afundamento, provocado por infiltrações na galeria, que é antiga, construída há mais de 30 anos. O trabalho ainda não foi realizado porque não será feita ali obra paliativa, mas definitiva. Na outra margem da rodovia, onde ocorre a subida do leito do rio junto ao dique de terra, vamos construir uma ala (paredão de concreto na entrada da galeria) que terá por objetivo evitar a infiltração no leito da rodovia”, justificou Guilherme Freitas.
Outra obra - Enquanto isso, no trecho entre Campos e Itaperuna, onde a força das águas que transbordaram do Rio Muriaé no início de janeiro rompeu a BR-356  de um lado a outro, o Denit contratou empreiteira que constrói um desvio de 250 metros, próximo à localidade de Três Vendas,  a quatro quilômetros do limite com o município de Cardoso Moreira.

 Fonte: O Diario

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